A GATILHO, fundada a Fevereiro de 2013, na sequência do trabalho de comunicação com a publicação de uma fanzine artístico-cultural mensal anteriormente efectuado como movimento independente, é uma Associação Cultural que, agora, celebra e faz acontecer eventos no âmbito da música que (procura) transcende(r) géneros e fronteiras estilísticas, sejam eles concertos, sessões de cinema, exposições ou acções de formação.
É uma associação sem fins lucrativos, rigorosamente apartidária, e totalmente centrada na promoção de uma cultura alternativa, ousada e enriquecedora.
Área de acção com sede em Amarante, terra de identidade inigualável, para a qual a Gatilho se esforça por contribuir, seja pela programação em si, seja pelos locais que procura abrir à cidade por via da sua programação.
Intervenções artísticas como exposições, performances, exibições e workshops, são também ingredientes de uma agenda cultural da associação.
A formação é o sector em que a associação mais "investe".
Cursos livres de artes plásticas, desenho, pintura, escultura, instalação, performance, video arte, de fotografia, animação e ilustração são a oferta da GATILHO para o público de todas as fachas etárias.
A GATILHO é também a produtora do FLIP - Mostra Internacional de Animação - conta já com 5 edições - e do 3MFA - Mini Festival de Artes.
A ASSOCIAÇÃO
Direcção
Gilberto Bento Pinto
Ana Silva
Melanie Decelle
Assembleia Geral
César Gastão Silva
Cristiano Monteiro
Mário Maia
Conselho Fiscal
João Duro
Rui Matos
Claúdia Moura
Colaboradores
Diogo Cardoso
Marcelo Silva
Albano Gonçalves
Rui Silva
Elsa Cerqueira
Pedro Novais
João Silva
Mónica Macedo
João Castro